A foto da corrida – fotografia esportiva
14 de agosto de 2017
Triângulo Esporte (25 artigos)
Compartilhar

A foto da corrida – fotografia esportiva

Quem não gosta de participar de uma corrida e ver suas fotos depois? Em tempos de selfies, muitos nem esperam por isso e já contratam um pacote de fotos antes mesmo da prova. A equipe Triângulo Esporte tornou-se referência nesse tipo de serviço. “Sempre gostei de fotografia, e o visual dos esportes sempre me fascinou; resolvi conciliar os dois mundos depois de estar lesionado sem poder correr, foi onde tudo começou.” Fabrício Verçoza foi o idealizador do serviço em que os corredores – na entrega dos kits das provas – contratam a cobertura fotográfica e recebem suas fotos, em alta resolução, em menos de 48 horas após o término do evento. Sua equipe cobre pontos estratégicos da prova de forma que todos os corredores tenham sua experiência registrada em vários momentos da corrida ou do evento esportivo. Trata-se de uma inovação que tornou-se hábito entre os corredores e que os organizadores de provas apoiam, pois além de uma cobertura de alta qualidade, o marketing espontâneo pós-prova gerado pela divulgação das fotos fortalece o evento e suas próximas edições.

Fabrício relata: “Sempre participei de provas, gosto muito de viajar e também de fotos. Nos fins de semana viajava para correr e aproveitava para conhecer novos lugares e provas. Depois de uma lesão mais séria, tive que ficar afastado das provas por algum tempo, mas não queria ficar afastado do universo das corridas, que gosto tanto e onde fiz tantos amigos. A primeira corrida em que fiz fotos, postei na página da Revista Triângulo e foram milhares de acessos, curtidas e compartilhamentos. Continuei por quase um ano, fotografando corridas e disponibilizando as fotos gratuitamente, mas isso ficou inviável. O custo dos equipamentos é muito alto e também o desgaste que eles sofrem devido à quantidade de cliques também é enorme. Chegava a fazer em média 3 mil cliques por prova. Alguns atletas me procuravam para adquirir as fotos sem a marca e daí surgiu a ideia de montar uma equipe e disponibilizar pacotes de fotos para cada corredor. Nas grandes provas de que eu participava fossem elas incentivadas pelo governo ou provas com organização particular, era bem comum perceber empresas realizando serviço semelhante e vendendo apenas uma foto a preços entre 12 e 20 reais.

Já no pacote especial Triângulo Esporte, cada atleta chega a receber até 30 fotos por prova pagando de 20 a 30 reais. Hoje, com a equipe completa, tiramos em média 12 mil fotos por evento, as quais identificamos individualmente pelo número do peito e enviamos o pacote com todas as fotos para quem compra. Enfrentamos, sim, bastante obstáculos no início, pelo fato de as pessoas e alguns organizadores de prova não entenderem nossa proposta, achando que isso oneraria o preço da inscrição ou mesmo que seria um custo a mais embutido nas provas. Mas com o tempo todos entenderam que o serviço é prestado diretamente aos atletas e às assessorias; e que não interfere no custo ou no andamento da prova. Aos poucos nossas fotos tornaram-se um sucesso e antes, durante e depois das provas todos os corredores nos procuram”.

A corredora de montanhas Nad Leite Borges é uma entre os clientes que sempre utilizam o serviço e afirma: “Considero uma ótima iniciativa, porque, como são serviços prestados por profissionais, temos a garantia de que teremos registros de qualidade, sem a preocupação de ficar pedindo a amigos ou familiares para tirarem fotos – mesmo porque eles não conseguiriam se posicionar nos melhores lugares, e muito menos correr conosco (risos…)! É muito confortável, porque assim todos aproveitam o evento, e ao final, temos belíssimos registros, que nos são entregues diretamente, por um preço justo. Não somos obrigados a adquirir, mas quando vemos o resultado, não há como resistir. Sempre fico satisfeita. Quando organizadores barram esse tipo de iniciativa quem perde somos nós, corredores. Eu mesma já participei de corridas cujo serviço de compra de fotos da Triângulo Esporte não foi oferecido, e das fotos gratuitas disponibilizadas nenhuma me agradou. E isso é frustrante. Seria bacana para quem corre ver o serviço da Triângulo Esporte em todos os eventos esportivos da nossa região”.

 

Thiago de Melo, um dos sócios da Forrest Run e organizador de grandes provas na região, também acompanha o trabalho da equipe Triângulo Esporte e sempre apoia o serviço de pacote de fotos em seus eventos. Thiago diz: “A Revista Triângulo Esporte, além de trazer aos esportistas matérias superbacanas, com um conteúdo de primeira linha, faz, desde nosso primeiro evento, nossa cobertura fotográfica. Toda equipe tem um profissionalismo ímpar, e os resultados sempre cativam os olhos dos participantes. São parceiros que temos muito carinho em indicar, porque, como nós, são apaixonados pelo que fazem! Conclui Thiago.

Compartilhe!
Triângulo Esporte

Triângulo Esporte