Além do sorriso – cuide bem da sua boca
14 de agosto de 2017
Gustavo Matheus Santos (1 artigo)
Compartilhar

Além do sorriso – cuide bem da sua boca

Não se trata apenas de um sorriso bonito ou de questões estéticas, mas o correto alinhamento dos dentes pode melhorar seus resultados. Durante a prática esportiva, a alimentação, o controle da respiração e o bom funcionamento do corpo são de extrema importância para o desempenho, e o alinhamento correto dos dentes influencia bastante nessas e em outras áreas. Quais são os benefícios de possuir os dentes bem posicionados?

• Menor chance de trauma dos dentes e da mucosa oral. Os dentes projetados ou fora de posição podem aumentar a frequência e a intensidade de lesões na mucosa oral e nos dentes durante a mastigação, e assim sofrer um trauma ao realizar alguma atividade esportiva. Mesmo com os dentes alinhados, e principalmente durante o alinhamento dentário com aparelho ortodôntico, o uso de protetor bucal é essencial em esportes com risco de impacto.
• Melhor mastigação. Os dentes, quando bem posicionados, e consequentemente em uma oclusão ideal, proporcionam uma melhor trituração dos alimentos ingeridos, melhorando a absorção dos nutrientes.
• Respiração. A respiração pela boca, muitas vezes, inicia-se na infância e se prolonga até a fase adulta, gerando um desenvolvimento insatisfatório das partes ósseas e um mau posicionamento dos dentes na arcada. Por meio de uma abordagem multiprofissional e com o uso de aparelho específico durante a infância, pode-se trazer uma melhora na respiração e no desempenho de atividades físicas mantendo os dentes em uma posição mais favorável, além de proporcionar uma melhor noite de sono.
• Correção de hábitos. A correção do posicionamento dos dentes por meio do tratamento ortodôntico ajuda a remover hábitos parafuncionais que podem gerar uma desarmonia dos músculos da face, levando a problemas futuros como a disfunção temporomandibular.
• Melhora a comunicação. Quando estão em posição correta os dentes não geram barreiras durante a comunicação, mas se houver alteração na fala, uma abordagem multiprofissional pode ser necessária.
• Melhora a autoestima. Quem nunca ouviu dizer que “o sorriso é nossa porta de entrada?!” Há estudos que mostram uma melhor interação social quando se possui um sorriso harmônico, gerando, em consequência, uma maior autoestima.
• Uma melhor saúde no geral. Dentes bem posicionados proporcionam maior facilidade de higienização oral, diminuem significativamente a possibilidade de ter cárie ou doença gengival, e evitam um impacto sistêmico como o aumento da pressão e a ansiedade causada pela dor, além de evitar o risco de bacteremia.

Compartilhe!
Gustavo Matheus Santos

Gustavo Matheus Santos

Dentista formado pela Universidade de Uberaba, especialista em ortodontia. CROMG 45.845