Metabolismo 2.0 – queimadores de gordura
17 de agosto de 2017
Armando Ribeiro Junior (4 artigos)
Compartilhar

Metabolismo 2.0 – queimadores de gordura

Nunca antes na história houve tantas calorias à disposição, graças, principalmente, à agricultura de precisão aliada ao refinamento de carboidratos. O incremento na ingestão calórica afeta mesmo aqueles que se exercitam regularmente, mas que pelo desiquilíbrio na alimentação não conseguem emagrecer ou reduzir o percentual de gordura com vista de melhoria estética. Neste momento surge, inevitavelmente, o questionamento se não há algum atalho que possa acelerar a queima de gorduras. Não por acaso os termogênicos estão entre os produtos mais disputados no universo da suplementação. Entre promessas milagrosas e a verdade científica há um abismo enorme. Mas, afinal, os termogênicos realmente funcionam? Termogênicos (do grego termo: calor e gênico: gerar) são compostos que aumentam a temperatura corporal, levando, consequentemente, a um maior gasto calórico. Acelerando-se o metabolismo, mais energia acaba sendo consumida nas mesmas atividades. O raciocínio logo indica que ocorrerá queima de gordura e consequente emagrecimento. Sim, termogênicos funcionam, embora não realizem nenhum milagre. Não raro o efeito de um termogênico acaba suprimido por se acreditar que o termogênico estabelece uma proteção contra desvios alimentares. Por óbvio que pareça, vale dizer que de nada adianta fazer uso de um termogênico e persistir no sorvete, nos refrigerantes e doces em geral. Cafeína, sinefrina, ioimbina, são algumas das substâncias empregadas em termogênicos no mundo da suplementação. Em virtude do efeito estimulante, os termogênicos também são bastante procurados para fins ergogênicos, apresentando-se produtos capazes de aumentar a disposição e a intensidade na prática de atividades físicas.

Embora também seja verdade que termogênicos melhoram o treino, é preciso entender que pessoas naturalmente magras podem não obter os resultados esperados com sua atividade física justamente por estarem perdendo calorias em excesso. Ocorrem situações em que indivíduos catabolizam, ou seja, consomem a própria musculatura por utilizarem termogênicos buscando-se um incentivo para os treinos.

Neste caso os suplementos conhecidos como pré-treinos serão mais adequados. Pré-treinos são produtos semelhantes, mas não idênticos aos termogênicos. Termogênicos podem agir no organismo até por doze horas, enquanto pré-treinos promovem um estímulo limitado.É necessário frisar que termogênicos são importantes aliados na redução de peso, mas que seu uso deve ser conciliado com atividades físicas e alimentação balanceada.

Thermo Abdomen
Composto de 210mg de cafeína anidra, extrato de chá verde, extrato de guaraná e extrato de laranja amarga (citrus aurantium), trata-se de um termogênico com duas apresentações, uma versão líquida, e uma versão em comprimidos revestidos. A versão líquida também traz em sua fórmula picolinato de cromo, um supressor natural da ansiedade por alimentos, especialmente carboidratos. Já os comprimidos revestidos agem no organismo por aproximadamente quatro horas.

 

Fast Alert 8 hours
Mais conhecido como Alert, este produto da MHP é composto por uma mistura (blend) de taurina, cafeína, l-teanina e glucoronolactona, com apresentação em forma de comprimidos revestidos. Seu raio de ação é de oito horas, promovendo disposição além da queima de gorduras. Trata-se de um produto importado de grande aceitação no mercado nacional.

 

Sineflex Hardcore
Com composição mista, Sineflex Hardcore é uma versão aprimorada do Sineflex. Sua fórmula é dividida em cinco cápsulas diárias, sendo apenas uma cápsula termogênica, de cor branca. A cápsula termogênica traz em sua composição 420mg de cafeína, que é a maior concentração encontrada em suplementos. As demais cápsulas, de cor bege, são elaboradas com fibras, e servem como bloqueadoras de gordura e de carboidratos.

 

Lipo 6 Black ultra concentrado
Um dos mais populares termogênicos importados, produzido pela Nutrex, Lipo 6 (Six), como é mais conhecido no Brasil, leva em sua composição ioimbina, taurina, cafeína anidra, cromo, niacina e vitaminas do complexo B. O produto é apresentado via cápsula de conteúdo gelatinoso. Promove um raio de ação de oito horas, sendo bastante eficaz tanto em manter o estado de alerta quanto em queimar gorduras.

 

Compartilhe!
Armando Ribeiro Junior

Armando Ribeiro Junior

Armando Ribeiro Junior (Akira) é mestre em Teoria Literária e mestre em História em Ficção. Acredita no equilíbrio entre a mente e o corpo. Proprietário da empresa Ponto do Suplemento.