Uma vida mais leve – rumo à mudança
14 de agosto de 2017
Triângulo Esporte (25 artigos)
Compartilhar

Uma vida mais leve – rumo à mudança

De sedentária com sobrepeso a atleta de fisiculturismo: Saiba mais sobre a trajetória da atleta araxaense Soraia Ribeiro. Não deve ser por acaso que um dos filmes prediletos de Soraia Ribeiro seja O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). Baseado num conto do romancista estadunidense F. Scott Fitzgerald, O Curioso Caso de Benjamin Button narra a intrigante história de um homem que nasceu velho e foi rejuvenescendo com o passar dos anos. Por mais delirante que pareça a ideia da película, não se trata de condição irreversível envelhecer à medida que o tempo avança. “Envelhecer faz parte de uma tomada de decisões às quais as pessoas nem sempre se atentam na corrida do dia a dia. Porém, uma vez se tendo consciência disto, é possível estabelecer uma efetiva mudança de hábitos e, consequentemente, ganhar alguns anos de juventude, mais energia e muita saúde.”, diz Soraia Ribeiro, hoje com trinta e quatro anos. Empresária, graduanda em Educação Física e atleta, Soraia Ribeiro participou do Campeonato de Fisiculturismo IFBB em Belo Horizonte, estreantes 2017, na categoria Bikini, no mês de abril último.

Com muita alegria, conquistou o Top 2 em seu debute. Na sequência, no mês de julho, também em H, Soraia Ribeiro foi vice-campeã em sua categoria, conquistando vaga para o Campeonato Brasileiro e para o Arnold Classic. À primeira vista pode parecer que Soraia sempre teve uma vida de intensas atividades físicas e disciplina alimentar impecável. Mas na verdade somente em 2012 Soraia Ribeiro firmou-se na academia e, apenas há três anos, decidiu-se por uma rígida dieta acompanhada de suplementos alimentares. Ainda na juventude, Soraia Ribeiro começou a praticar esportes. Primeiramente vôlei. Abandonou as redes ao fim da adolescência e acumulou sedentarismo. Ao sedentarismo somou-se uma alimentação descuidada e os drinques nas baladas de finais de semana. Começava aí a luta contra a balança. “Todo mundo passa por um momento na vida em que se divertir inevitavelmente é comer e beber em excesso. Eu engordei com o tempo, fui perdendo disposição, sentia-me cansada, acordava de mau-humor. Resolvi fazer alguma coisa, musculação, caminhada. No começo a gente não entende bem como deve ser uma rotina de treinos. Mas assim que a gente começa a ver resultados, vale a pena abrir mão das baladas, investir na persistência e planejar o que comer e quando comer; com o quê suplementar e quais melhores estratégias para o uso dos suplementos. Há anos minha maior diversão é treinar e meu lazer de final de semana é ficar em casa descansando com meu noivo, vendo filmes, ou curtindo alguma viagem a dois, passeios em contato com a natureza.

Muita gente me pergunta: Você não vive? Vivo sim e me sinto mais e mais jovem a cada semana que passa, realizada, com a cabeça em dia com o corpo.

Algumas pessoas pensam que se trata de sacrifício, desperdício de vida. Muita gente me pergunta: Isto é equilíbrio. Sou viciada em endorfina. E nada no mundo vai pagar a sensação que tive de estar em um palco, disputando seriamente. É muita emoção saber que a vida ainda pode nos pegar de surpresa.” Hoje habituada a uma alimentação equilibrada e a uma rotina intensa de treinos, Soraia conquistou o Top 5 do campeonato brasileiro em sua categoria.

Sua dieta precisa estar alinhada com os treinos e com a suplementação. Além do básico, whey protein e caseína, para construção muscular, BCAAs, para proteção da musculatura, colágeno para a saúde da pele, aminoácidos tais arginina, beta-alanina e glutamina, Soraia também utiliza muitos antioxidantes, compostos com a capacidade de retardar o envelhecimento, como vitamina C, polivitamínicos e COQ10. Atleta conta com o apoio sempre importante de vários parceiros e dentre eles: Salão Luanda Valeriano, look: Corpore Moda Fitness, Ana Carolina – Dermato Funcional, Cabelo e Cia, Rede Açaí. com, Imporium Sabores, Dalori Assessoria Fitness. Não se trata de cuidar apenas do exterior, porque o envelhecimento do organismo ocorre como um todo e a expressão de saúde se dá externa e internamente. “Meu noivo, o Akira, um dia me escreveu: ‘Não são os anos que nos envelhecem. O que nos envelhece são os maus hábitos, a má alimentação, o sono ruim, a água ruim. Cabe a cada um de nós escolher como encarar a evolução do tempo. Se seremos vítimas ou se resistiremos. Use a vida a seu favor! Sempre!’. Me faz bem pensar assim.”, conclui Soraia Ribeiro.

Soraia é Top 5 em sua categoria pelo campeonato Brasileiro

Compartilhe!
Triângulo Esporte

Triângulo Esporte