Confie no Coach – Técnicas e Preparação
16 de dezembro de 2017
Andrews Cleto (2 artigos)
Compartilhar

Confie no Coach – Técnicas e Preparação

Seu treinador é a pessoa que mais ajudará você a atingir seus resultados.

Os corredores vivem no mundo concreto e lidam com problemas e contratempos do dia a dia, realidades que inevitavelmente afetam o seu desempenho. Se não são profissionais da área de educação física, talvez não dominem os princípios básicos que controlam o treinamento esportivo. Então, mais cedo ou mais tarde seus objetivos podem ficar comprometidos por lesões, falta de conhecimento técnico ou, até mesmo, por overtraining. Surge, então, a necessidade de uma prática esportiva acompanhada por um treinador, para que ele não só cobre resultados positivos, mas ainda aponte falhas, critique as derrotas e esteja disposto a recomeçar o treino junto com você.

Treinadores são fundamentais para colocá-lo novamente de pé nos momentos de fraqueza, fazendo-o acreditar na sua capacidade que se manifesta na infância e na adolescência. Além de ensinar o próprio esporte, o professor de educação física exerce um papel educativo direcionado aos valores proporcionados pelo desempenho esportivo, como saúde, cultura, até mesmo cidadania. No esporte, é muito comum – e até benéfico – que desde criança se ensine a experimentar a tolerância, suportar a frustração diante das derrotas, desfrutar o bem-estar resultante das atividades realizadas e aprimorar o trabalho em equipe, a cooperação entre os colegas, o altruísmo, a lealdade e o respeito aos adversários. Mas vamos falar a verdade: alguém está realmente preparado para sustentar tudo isso? Acredito que nem mesmo nós, os adultos.

Um treinador faz parte da vida de seus alunos. Ele é como um amigo que você dispõe, com o qual tem coragem de confidenciar seus sonhos e suas metas, com a certeza de que eles não serão roubados. Aliás, é confiar que você não será criticado ou desamparado e que a cada conquista alguém estará orgulhoso de você. De um jeito saudável, os bons treinadores estimulam o desenvolvimento competitivo do seu grupo, proporcionando, assim, um ambiente acolhedor em que se possa buscar a evolução das habilidades físicas e psicológicas. Para que isso aconteça, como uma estrada de duplo sentido, é imprescindível o preparo do treinador para que ele adquira capacitação técnica contínua, paciência, disciplina, humildade e respeito, visto que esse profissional lida com pessoas em busca de melhorias sucessivas, explora suas habilidades ao máximo e faz uso dos seus melhores potenciais. Mas não basta somente conhecer e empregar os recursos: é preciso ir além, é preciso fazer uso de competências sociais em razão de elas influenciarem tanto a técnica quanto os atletas. O bom treinador irá ver, ouvir e sentir cada um de seus alunos. Quando digo isso, falo justamente em sentimentos, intenções, emoções e motivações. Estes são fatores fundamentais para um resultado positivo, até porque o treinador deve provocar sempre a motivação do aluno e ajustar as ferramentas e técnicas que atendam às necessidades de cada um, a cada dia. O treinador só conseguirá o rendimento máximo se seus alunos confiarem nele, acreditarem em sua liderança e captarem o que ele está dizendo.

E quando você ficar em dúvida se está no caminho certo, consulte seu treinador, seja ele quem for. Alcançar seus objetivos requer confiança mútua e trocas constantes de informações, pois são exatamente essas trocas que farão com que seus treinos progridam, estabilizem ou até regridam. Você irá se prevenir para “não passar do ponto” e aumentar as suas chances de extrair o máximo de si. Se puder, dê-se uma chance! Um treinador pode ser o que falta para você alcançar com segurança as suas metas; de repente, até criar novos desafios. Busque um profissional que, além de preparar o seu treinamento – investigando as variáveis da sua vida e elaborando progressões e adaptações para que você melhore aos poucos –, seja o responsável, de certa forma, pela inspiração e pelo suporte emocional que provavelmente você precise, como a maioria dos corredores. É ele quem pode prover uma análise do seu treinamento, detectar se você está exercitando demais, se está treinando pouco ou se é melhor você treinar três em vez de cinco vezes por semana. Afinal, o corpo tem limites e necessita também de descanso. Experimente confiar seu treino nas mãos de um profissional!

Para atingir seus sonhos na corrida, como também em todo tipo de esporte, é suficiente ter um método em mãos e segui-lo com paciência e dedicação.

Preocupe-se em seguir as propostas estabelecidas e cumprir os objetivos traçados. Isso tem uma grande possibilidade de funcionar com você!

Compartilhe!
Andrews Cleto

Andrews Cleto

Andrews Cleto, CREF 32907/ MG, é proprietário e técnico de corrida na HFF, uma das maiores assessorias da região.