Rock bocaina 2017 – festival de escalada
16 de dezembro de 2017
Gustavo Maneira (1 artigo)
Compartilhar

Rock bocaina 2017 – festival de escalada

O evento promoveu a interação de vários esportes e centenas de pessoas apaixonadas por atividades ligadas à natureza. Entre as modalidades, rolaram highline, mountain bike, trail run, trekking, voo-livre, e claro, muita escalada.

O desenvolvimento da escalada na Serra da Bocaina teve início há cerca de quinze anos, quando escaladores de Araxá conquistaram as primeiras vias em uma falésia localizada abaixo do Horizonte Perdido. Logo em seguida, ainda na mesma época, também foram descobertos, um pouco mais à frente, os primeiros setores da serra. Nesse mesmo período, vários escaladores, tanto de Araxá quanto de outras cidades, começaram a visitar a serra, escalando as vias já existentes, abrindo novas rotas e divulgando o seu grande potencial para a prática do esporte. Em 2006, com a chegada de uma nova geração de escaladores de Araxá, iniciaram-se os trabalhos de manutenção nas vias existentes, abertura de trilhas e conquista de várias novas vias e setores. Esse trabalho possibilitou o aumento do número de visitantes à serra, e consequentemente a criação dos encontros informais entre os escaladores, que tinham por objetivo reunir os atletas da região e de outras cidades, viabilizando o desenvolvimento e a promoção da escalada e dos outros esportes de montanha realizados atualmente na serra.

Naturalmente, a partir do momento em que os escaladores começaram a trabalhar para viabilizar o acesso à serra e às vias, outras pessoas, amantes dos mais variados esportes, também puderam se aproximar da região viabilizando a abertura de incríveis highlines e trilhas exuberantes para a prática de corrida de montanha e trekking. Além de estimular a continuação dos esportes já atuantes na serra, como o paraglider e o mountain bike. Em 2011, com o aumento da abertura de vias e fluxo de pessoas no local, o proprietário da fazenda que abriga importantes setores de escalada proibiu o acesso e impossibilitou a prática de todos os esportes na região. Com isso, escaladores locais uniram-se para adquirir uma propriedade na base da serra, com acesso ao Setor Tsunami de Escalada, visando garantir efetivamente o acesso permanente aos esportes e belezas naturais que a Bocaina pode oferecer a todos. Juntamente com os escaladores e amigos de Araxá e de outras cidades, eles continuam o trabalho do desenvolvimento do lugar, para que as pessoas tenham acesso à serra de forma ecologicamente correta e possam praticar esportes com segurança, descansar, meditar, alimentar-se com saúde e qualidade, além de estarem se divertindo em contato com a natureza.

Em 2013, o festival informal de escaladores da Serra da Bocaina, que já estava em sua sexta edição, transformou-se no Rock Bocaina e proporcionou uma grande evolução nas estruturas do local, inaugurando o Hostel Refúgio Bocaina, com instalações adequadas de hospedagem e camping. Em 2015, aconteceu a segunda edição do Festival de Escalada Rock Bocaina. Nesta edição, parte significativa das rendas do festival começou a ser destinada para a estruturação efetiva do local, promovendo a melhoria das trilhas e estradas de acesso e auxiliando na construção da primeira etapa da casa dos Guardiões da Bocaina. Paralelamente à organização do festival, foi em 2015 também que iniciaram-se as construções das áreas permanentes de alimentação e hospedagem do lugar. Esses dois locais, juntamente com as atividades e os eventos promovidos na serra, em união aos Guardiões da Bocaina e todos os amigos e visitantes, formam o Bocaina Park, o incrível parque de diversões e aventuras da Serra da Bocaina, Araxá, Minas Gerais. Esse ano a novidade foi agregar outros esportes ligados ao ar livre num só lugar. Ioga, pilates, acupuntura, trekking para a cachoeira da Argenita e um pedal pela serra também fizeram parte da programação. O Rock Bocaina acontece de dois em dois anos, mas o parque está aberto a todos que queiram conhecer um pouco do esporte e desfrutar do paraíso ecológico bem perto de Araxá.

Visite o site Rockbocaina.com

  

 

 

Compartilhe!
Gustavo Maneira

Gustavo Maneira

Apaixonado por escalada e grande divulgador do esporte em nossa região, é cinegrafista, fotógrafo e proprietário da Maneira Filmes.