Sua saúde em primeiro lugar – Sorrisos valem ouro
24 de abril de 2018
Larisse Paula de Oliveira (2 artigos)
Compartilhar

Sua saúde em primeiro lugar – Sorrisos valem ouro

Quem nunca sonhou com o pódio em uma prova? Sorrir sem medo quando chegar o momento pode ser uma medalha extra.

Atualmente, a preocupação com a estética pessoal é uma constante mundial. Um sorriso bonito, bem contornado, com dentes brancos e corretamente alinhados é considerado fundamental para a aparência e a apresentação do indivíduo na sociedade. Portanto, dentes escurecidos interferem na estética do sorriso podendo causar prejuízos na autoestima. O clareamento dental é um dos procedimentos mais realizados no consultório odontológico a fim de melhorar a aparência do sorriso. As alterações de cor na estrutura dentária podem ser causadas por fatores extrínsecos ou intrínsecos.
As manchas causadas por fatores extrínsecos são adquiridas do meio e estão relacionadas às substâncias corantes como café, vinho, chocolate, cúrcuma, tabaco, acúmulo de placa e uso de alguns tipos de medicamentos. As manchas causadas por fatores intrínsecos podem ser congênitas, relacionadas à formação dos dentes ou adquiridas, causadas, por exemplo, por trauma dental, morte pulpar e fluorose. As manchas extrínsecas são superficiais e fáceis de remover. Já as manchas causadas por fatores intrínsecos são removidas apenas por clareamento ou por procedimentos mais invasivos com desgastes dos elementos, já que os pigmentos estão incorporados na estrutura dental.

Somente seu dentista pode definir o melhor método para seu clareamento.

O procedimento de clareamento dentário consiste na aplicação, sobre os dentes a serem clareados, de um agente clareador à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. Dependendo da técnica preconizada, esse procedimento pode ser realizado no consultório ou pelo próprio paciente, alterando-se os parâmetros de concentração e tempo de uso. Ou ainda alternando as duas técnicas, dependendo de cada caso. O clareamento caseiro é empregado em todos os dentes com o uso de uma placa onde é colocado o agente clareador. Pode ser de uso noturno ou diurno. Ao atingir a cor almejada, pode-se interromper o tratamento ou prosseguir por mais uma semana, para estabilização da cor. As vantagens do clareamento caseiro, que é uma técnica simples e fácil, são o baixo custo por usar agentes clareadores de baixa concentração, poder ser empregada em vários dentes simultaneamente e ser de fácil reaplicação em casos de recidiva da cor.

woman teeth and smile, close up, isolated on white, whitening treatment

Alguns pacientes podem apresentar hipersensibilidade dental durante o tratamento e o resultado não ser eficaz em algumas manchas mais resistentes. O clareamento de consultório é realizado no consultório odontológico com a supervisão do cirurgião-dentista durante todo o processo. O procedimento realizado em consultório permite uma resposta mais rápida com a utilização de agente clareador em maior concentração. Pode ser utilizado em apenas um grupo de dentes ou em todos os dentes. Normalmente são necessárias de duas a três sessões para obter-se resultado satisfatório, e em casos mais graves pode ser realizado um maior número de sessões. As vantagens da técnica de consultório são, pelo fato de ser realizada em consultório, não depender da colaboração do paciente, e ter um maior controle dos locais de aplicação, principalmente nos locais de retração gengival, propícios à formação de hipersensibilidade. A desvantagem é que exige maior tempo de atendimento clínico, portanto, maior custo. Pode apresentar também hipersensibilidade dental, que pode ser contornada com a aplicação de agentes dessensibilizantes. Há ainda a associação das duas técnicas, na qual se faz a combinação das melhores características do clareamento em consultório com a técnica caseira noturna. É usada em pacientes que necessitam de resultados rápidos e que possam ter tido dificuldade utilizando apenas o clareamento caseiro noturno. A técnica, seja de clareamento caseiro ou de clareamento em consultório, ou ainda a técnica combinada, deve ser escolhida pelo cirurgião-dentista levando em consideração um estudo do paciente, sua disponibilidade e o custo, dentre outros fatores. Agende sua consulta. Cuide-se!

Não desista nunca de seu sorriso. Seu corpo merece cuidados, esporte é importante. Mas a sua saúde bucal também merece total atenção.

Compartilhe!
Larisse Paula de Oliveira

Larisse Paula de Oliveira

Cirurgiã dentista, clínica geral graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Atende em Araxá, na Rua Francisco dos Santos, 94 – Centro